A Paróquia

Clique aqui para a programação completa da Paróquia da Assunção de Nossa Senhora

A PARÓQUIA

A história se inicia com uma família de Amparo (região de Bragança Paulista), interior de São Paulo, da aristocracia cafeeira, chamada Cintra Ferreira, muito numerosa da qual três filhos se destacam pela ligação com a Paróquia da Assunção: Ester, Amália e Carmem. Amália Cintra Ferreira, uma das fundadoras da Liga das Senhoras Católicas, casa-se, no ano de 1906, com Andrea Matarazzo; Ester Cintra Ferreira muda-se para o Rio de Janeiro onde foi ser religiosa da Assunção, já que ainda não havia em São Paulo nenhuma sede da Congregação e Carmem Ferreira, casa-se com Amador Cintra do Prado, Engenheiro-Arquiteto. Entretanto, acometida por uma tuberculose, Carmem falece e Amador casa-se, posteriormente, com a enfermeira dela que se torna a Sra. Myrthyes Cintra Pimentel. 

Por serem irmãs, Ester e Amália aproximam a conversa com a Congregação das Religiosas da Assunção (França) e acertam a doação do terreno com mais de 18.000 m², pertencente à Família Matarazzo, para a construção do Colégio. Nesse mesmo período, o Primeiro Arcebispo de São Paulo, Dom Duarte Leopoldo e Silva, aprova a vinda de sete religiosas da Assunção, do Rio de Janeiro para São Paulo, e a construção do Colégio. Em São Paulo, as religiosas alugam uma casa, em frente a futura construção do atual Colégio Assunção, e fundam um externato infantil, com cerca de 20 alunos mantendo o projeto educacional de Santa Maria Eugênia de Jesus, a Fundadora da Congregação. Dessa casa alugada, as religiosas conseguem acompanhar a construção do atual Colégio pelo Engenheiro Amador Cintra do Prado, convidado por elas, que executa o projeto arquitetônico de Augusto Lindenberg, em estilo Românico.

A pedra fundamental, abençoada por D. Duarte, é lançada no dia 6 de fevereiro de 1934 e o Colégio é inaugurado em 1935, mas somente em 16 de Abril de 1945 Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Mota, Arcebispo de São Paulo, abençoa a primeira pedra da Capela e inicia-se a construção do projeto do arquiteto Benedito Calixto Neto. Em 1947 a Capela é inaugurada.

A Capela era destinada sobretudo à oração da comunidade religiosa e das alunas. Tinha missa diária às 6h30 (aos domingos, às 8h), adoração do Santíssimo, diariamente, e Benção às 15h30. Havia uma porta dando para a Av. 9 de Julho (onde atualmente está o velário) por onde as outras pessoas podiam entrar no horário das missas e da benção. Aos domingos a Capela era frequentada por um grupo numeroso de vizinhos que costumavam ir à missa. 

Mas foi em 13 de Fevereiro 1967 que o Cardeal Dom Agnelo Rossi pede a Capela como Paróquia provisória, por 05 anos, enquanto construiria outra igreja (e por aí ficou...). 

Ereta a Paróquia em 1967, é nomeado a 06/02/1977 o primeiro Pároco Pe. Celso Morga Narro, Espanhol que, junto a outros padres, estava residindo no Brasil por conta da Missão Espanhola que aqui se encontrava. Pe. Ramón Pulido Santiago assume como segundo Pároco em 30/04/1978 e renuncia no ano 2000. A ele sucedem: Padre Pedro Fenech, da Ilha de Malta, nomeado em 06/09/2000; Cônego Severino Martins da Silva Filho, Brasileiro, de Recife/PE, em 15/10/2006 e o atual pároco, Padre Juarez Pedro de Castro, Mineiro de Lavras, nomeado em 26/12/2015.

 

A IGREJA

Vista pela Avenida Nove de Julho, a torre da Paróquia Assunção de Nossa Senhora destaca-se entre os prédios dos Jardins, indicando o céu.

É o ponto mais alto de uma clareira de aproximadamente 18.000 m²,formada pelo Colégio Assunção e a Igreja. O Colégio foi fundado em 1933 pelas religiosas da Congregação da Assunção, que recebeu o terreno da família Matarazzo. A pedra fundamental foi abençoada pelo Arcebispo Dom Duarte Leopoldo e Silva no dia 6 de fevereiro de 1934.

O edifício foi projetado por Adolfo Lindenberg, e apesar da construção ter sido concluída em 1935, a capela do Colégio só foi erguida em 1948. Esse projeto da Capela (atual Igreja), é do arquiteto Benedito Calixto Neto, o mesmo que projetou a Basílica de Aparecida e outras igrejas na cidade de São Paulo e do estado e que é neto do famoso pintor Benedito Calixto.   

Seu estilo é eclético, predominando características românicas, já que a igreja é uma réplica da capela de um mosteiro do século XII, cuja planta foi trazida pelas religiosas de Val Notre Dame, na Bélgica. A Paróquia Assunção de Nossa Senhora foi criada em 13 de fevereiro de 1967 pelo Cardeal Agnelo Rossi, que a recebeu por contrato de Comodato das Irmãs da Assunção.

De aparência sólida e robusta, seu interior é simples e acolhedor, abrandado pelas arcos e as baixas colunas irregulares de granito. Entrando-se pela porta principal da igreja, encontramos, à esquerda, um altar com uma bela imagem da fundadora das Irmãs da Assunção,  Santa Maria Eugênia de Jesus, canonizada no dia 3 de junho de 2007, na festa da Santíssima Trindade, pelo Papa Bento XVI.